sexta-feira, 7 de junho de 2013

​Confissão da Palavra...




Existem coisas na vida que só vêm com o tempo e a experiência, porque não somos capazes de aprender por não estarmos prontos para ouvir. Foi sempre muito difícil para mim ver a mim mesmo diante dos olhos de Deus. Com o passar do tempo descobri quão forte é o amor de Deus, pois ele mudou os meus objetivos.

É difícil para uma pessoa que está engajada nos trabalhos da igreja por anos vir a crer que Satanás pode enganá-la usando suas emoções, ou sua mente com pensamentos errados. O medo, os tormentos e a infelicidade são forças tão destrutivas que podem ser classificadas como as mãos direita e esquerda do diabo.  

Devemos observar o nível de engano de Satanás ao mentir para nós nos dizendo que o nosso problema é do âmbito natural e que não vem do espírito, no caso de não termos um emprego, ou a dificuldade nas finanças ou qualquer outra coisa que nos cerca. Assim, vemos o problema como algo natural e não espiritual. Os crentes no Corpo de Cristo são afetados desta maneira não se atentando ao fato de que a prisão está na maneira em que pensamos. Parece absurdo acreditar que podemos nos livrar dos problemas apenas por mudar nosso modo de pensar – algo muito simples.

Como muitos cristãos, no começo do meu ministério, eu não entendia a natureza do meu inimigo, e nem sabia que os seus enganos eram tão destrutivos.  Qualquer problema que eu estivesse passando, parecia maior do que realmente era, parecia uma causa perdida, sem nenhuma chance de solução.

Então, se o que pensamos afeta nossa vida, vamos observar atentamente o que o apóstolo Paulo diz a respeito deste assunto:
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que éjusto, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nissopensai. (Fp 4:8)

Paulo está apresentado uma lista de coisas nas quais devemos nos concentrar, pois nelas está a qualidade de nossas vidas. Se concentrarmos nossos pensamentos no que este versículo diz,nossa vida será melhor. Ao meditar na Palavra de Deus, percebi o quanto os meus pensamentos afetavam as minhas atitudes. A dificuldade de minha vida não vinha dos outros, mas unicamente do meu modo de pensar.

Satanás nos engana fazendo-nos pensar que as outras pessoas é que trazem dificuldades, dores ou as circunstâncias para nossas vidas. Ele faz de tudo para não percebermos que os nossos pensamentos negativos e errados são a fonte da infelicidade ou da falta de bênçãos. Eu diria que é impossível ser feliz ou abençoado se nosmantermos negativos, críticos ou com pensamentos depressivos.

Devemos vencer o diabo nesta área da batalha dos nossos pensamentos onde fortalezas foram construídas para nos afastar de Deus.

Satanás tem sido capaz de convencer muitas pessoas de que orar em línguas não é para hoje e que não é bíblico. Mas se ele lidar com crentes que são cheios do Espírito Santo, que oram em línguas e confessam a Palavra, terá que aprimorar suas técnicas de algum jeito. Veja como o apóstolo Paulo fala sobre isso, ensinando da seguinte maneira:
No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes dastrevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.  (Ef. 6:10-12)

Paulo está dizendo que a guerra é real, mas que as armas que o diabo usa não são armas de fogo, espadas ou flechas. Antes, ele usa imaginações e pensamentos de desobediência e altivez contra o conhecimento de Deus. A segunda epístola aos Coríntios 10:3-5 nos diz a mesma coisa:

Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.

Muitas denominações cristãs que pregaram e ensinaram sobre o nascimento novo, o batismo no Espírito Santo e a importância de uma vida santa diante de Deus têm sido enganadas e neutralizadas através desse sistema destrutivo de pensamento.

É fácil entender as fortalezas quando se trata das obras de Satanás, mas o oposto também acontece no que diz respeito às bênçãos de Deus. Jesus disse em João 15:7: Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.  Trata-se do mesmo princípio, no entanto, desta vez, a fortaleza é de fé!

Uma fortaleza quando se trata das obras de Satanás é, na verdade, um sistema de pensamentos que formou uma raiz em nossa alma e usa seu poder para nos impedir de superar as emoções.

Digamos que um crente sofra de depressão ocasionada pelas circunstâncias, ou porque a vida o maltratou de tal forma que só resta uma forte sensação de sobrevivência, ou por sofrer falta das coisas no passado, ele se apega ao que tem mais valor na sua vida; ou quando um medo, ou a infelicidade ou tormento se tornam uma fortaleza, esta fortaleza pode ser vista como um recipiente das emoções.

São muitas as pessoas que vivem este tipo de batalha todos os dias. Foi-lhes tirado o direito de viver na paz de Deus, pois não são capazes de fluir livremente com o Espírito Santo, e toda vez que Ele as impulsiona a dar um passo na fé, sendo guiadas pela verdade em vez das emoções, Ele se depara com suas fortalezas emocionais. Então, Ele fica impedido de movê-las para frente em seu andar espiritual, pois elas não conseguem obedecê-Lo.

Para derrubar este tipo de fortaleza, esta pessoa deve fortalecer sua parte que quer obedecer e atacar a que não quer.
Você, então, me pergunta, como posso fazer isso?

Ainda bem que Deus nos deu armas poderosas Nele para que estas fortalezas sejam destruídas!

A arma mais importante que Deus nos deu é a Terceira Pessoa da Trindade vivendo dentro de nós. Além disso, o Espírito Santo nos equipou com outra arma vital – uma linguagem sobrenatural. Esta língua é um dom que nos edifica acima de um âmbito carnal onde nossos sentidos naturais dominam. Quando usamos esse dom, orando em línguas, o Espírito Santo começa o processo de purificação de toda "altivez" que se levanta contra o plano de Deus para nossas vidas.

O Espírito Santo começa uma obra de discernir os pensamentos e intenções do nosso coração, expondo e arrancando pela raiz os sistemas de pensamentos e fortalezas que nos fazem fracassar. Na medida em que continuamos a orar em línguas para edificação pessoal, Ele derruba qualquer fortaleza da alma que não tenha sido construída pela Palavra de Deus. Ao mesmo tempo, Ele constrói fortalezas divinas em nós, transferindo revelações da Palavra de Deus para nos amadurecer e nos edificar cada vez mais alto Nele.

Vamos exemplificar. Quando as circunstâncias ao redor daquela pessoa começam a ameaçar a fortaleza, como estar em um culto e na hora da oferta, aquelas emoções explodem de dentro do recipiente com muita força. Um mecanismo de defesa se levanta entre o crente e a oferta. Este mecanismo o leva ao ponto de raiva, na medida em que suas emoções o sujeitam à fortaleza e o impedem de dar. Embora este crente creia na Palavra de Deus e saiba o que Deus diz sobre ofertar, ele ainda é incapaz de controlar suas emoções. Talvez ele queira dar, mas não consegue fazê-lo sem que uma guerra emocional seja travada.

O mesmo acontece com a ganância. Algumas pessoas não conseguem se livrar da ganância. A razão pela qual isso é chamado de fortaleza ou prisão é porque tem o poder de manter a pessoa encarcerada, impedindo-a de receber as bênçãos e a paz de Deus! Vejamos, então, o que está escrito em Hebreus 4:12:

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

A palavra de Deus é uma espada de dois gumes que penetra até a divisão da alma e do espírito e por isso ela é o único agente qualificado para distinguir entre a alma e o espírito. E neste processo de purificação, que abrange todos os âmbitos da alma e do espírito, ela é o único padrão que pode ser confiado.

Então, além de orar em línguas, para superar uma fortaleza é essencial ministrar para sua própria alma a Palavra de Deus. Você precisa sujeitar seus sentidos e emoções à Palavra que declara a verdade de Deus sobre a situação, até que tudo tenha mudado e o controle das emoções tenha dado lugar a uma sensação de paz e obediência.

 Sabendo disso, não importa quão hostil as suas emoções estejam, ou quão alto seus pensamentos gritem, simplesmente não seja movido pelo que você vê, ouve ou sente.

Se eu tivesse uma fortaleza contra ofertar, começaria a lutar contra ela, passando pelo menos meia hora por dia levantando os braços e ministrando para a minha própria alma, confessando que estou livre. Eu adoraria a Deus e O louvaria repetidas vezes, dizendo, "Jesus, confesso que estou livre da prisão do medo e sobrevivência! Jesus, confesso que consigo ofertar".

Se meu problema fossem pensamentos errados, negativos, eu confessaria: "Querido Senhor Jesus, eu creio que a fonte dos meus pensamentos é que trazem a felicidade para a minha vida, e também sei que a fonte da minha vitória está em Você Senhor, me ajude, Espírito Santo, a monitorar meus pensamentos, Amém!”

Independentemente das minhas experiências no passado, eu encontraria versículos que descrevessem a vitória sobre o meu problema e os transformaria em cânticos espirituais, ministrando a Deus, em meu quarto de oração, e logo, Jesus se tornaria exatamente o que eu estaria confessando que Ele é.

Lembre-se, você não precisa viver uma vida de medo, tormento, tristeza e infelicidade. Você não precisa deixar que as experiências da vida, circunstâncias e fortalezas limitem a sua capacidade de receber de Deus. Você pode mudar a sua perspectiva e circunstâncias, ministrando para a sua alma.

Jesus verdadeiramente LIBERTOU VOCÊ! (Jo. 8:36)


Por:Iraci Silva.
https://www.facebook.com/iracirosasilva?hc_location=stream

Nenhum comentário:

Postar um comentário